search
top

Resumo do encontro do livro “As Vantagens de Ser Invisível”

No último sábado nós tivemos o terceiro Encontro Online. Dessa vez, o livro debatido foi “As Vantagens de Ser Invisível”, de Stephen Chbosky.

E anote na sua agenda: o próximo encontro será no dia 22 de junho e o livro escolhido foi “A Culpa é das Estrelas”, do grande John Green.

Gostaríamos de agradecer a todos que compareceram ao Encontro e participaram deste momento! Se você não pôde participar, confira abaixo um super resumo do que rolou.

Sorteio do livro “Strange Angels”, por Lili St. Crow

Strange AngelsO sorteio foi exclusivo para os participantes do Encontro Online e realizado através do Random.org.

Livro sorteado: “Strange Angels”, por Lili St. Crow
Resultado: Jolson Xavier dos Santos Junior

Resultado1

Resultado2

O envio do livro será feito dentro de 30 dias.

 

Indicação de livro

As Crônicas de NarniaAs Crônicas de Nárnia
C. S. Lewis

As Crônicas de Nárnia é o tipo de livro que transporta o leitor facilmente para outros mundos. O universo de Nárnia é um universo, antes de tudo, mágico em que encontramos a delicadeza e a inocência das crianças ao se depararem com terras bem diferentes das que viviam (Como por exemplo,a árvore que nasce dos caramelos puxa-puxa), mas ao mesmo tempo não abandona grandes questões da humanidade ao expô-las por metáforas e passagens tão bem construídas por CS Lewis (Como é o caso da passagem relativa à criação de Nárnia: “- Nárnia já está fundada – disse Aslam Zelemos por mantê-la livre. (…) Pois, apesar do mundo não ter mais que cinco horas de idade, o mal já penetrou nele.” P.66).

Enquetes

enquete1

enquete2

enquete3

enquete4

Resumo do encontro

Atenção: por se tratar de um debate aberto sobre vários aspectos do livro, este trecho contém SPOILER.

16:01 – Rodrigo Oliveira: Boa tarde a todos! Estamos dando início ao 3º Encontro Online do Clube do Livro – Potterish, cujo livro discutido será As Vantagens de Ser Invisível, escrito por Stephen Chbosky! A equipe de hoje é composta por mim, Rodrigo, pela nossa querida Lucivania e pelo Jonathan.

16:05 – Rodrigo Oliveira: Bom, antes de começar de verdade, gostaria de comunicar que hoje é o Dia do Orgulho Nerd!!! Parabéns para todo mundo, nerd ou não!

16:12 – Rodrigo Oliveira: Já que começamos falando do filme, lá vai uma curiosidade sobre ele.. CURIOSIDADE: O autor do livro, Stephen Chbosky, foi quem dirigiu a adaptação cinematográfica de sua própria obra

16:13 – Rodrigo Oliveira: Eu acho que a adaptação ganhou muito com o fato do próprio autor do livro tê-la feita. Quem dera fosse assim em todos os filmes adaptados.

16:14 – Comentário de Mariana Arantes Moreira: Eu sabia, por isso o filme ficou tão bom! Quem dera que todos os livros fossem tão bem adaptados assim…

16:14 – Comentário de Michelle Santos: Eu sabia, e não me lembro de nenhum outro autor que fez isso. É realmente legal, ele consegue ter bastante controle =)

16:15 – Comentário de shrinkydinkey: É muito legal quando autores participam das adaptaçoes de seus livros. Todos deveriam fazer isso

16:17 – Rodrigo Oliveira: Vocês acham que As Vantagens de Ser Invisível é uma obra sobre a adolescência e não uma “obra adolescente”?

16:18 – Comentário de Aline Marques: eu acho que é sobre a adolescência, devido ao modo que o Charlie fala, ele tem uma visão diferente.

16:18 – Comentário de Mariana Arantes Moreira: Sim, eu acho. Porque ele não é como os outros livros de adolescentes, os personagens não são os que normalmente encontramos em livros

16:20 – Comentário de Michelle Santos: Também acho. Os personagens são bem fora do senso comum de adolescente em livro.

16:20 – Comentário de Aline Marques: a profundidade e o modo do charlie falar, meio inocentemente, é o que deixa o livro tão incrivel. eu senti muito mais isso no livro !

16:23 – Rodrigo Oliveira: Vocês viam o Charlie como um garoto com problemas desde o início?

16:24 – Comentário de Aline Marques: eu via ele como um menino problemático e sozinho, extremamente sozinho

16:24 – Comentário de trouxatum: Principalmente no inicio que ele manda uma carta para um anonimo, eu ja percebi que ele tinha algum problema…

16:28 – Rodrigo Oliveira: CURIOSIDADE: Stephen Chbosky soube que queria escalar Emma Watson assim que a viu em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” na cena em que Rony parte o coração dela e Harry a consola. Chbosky disse: “Ela partiu meu coração nessa cena. Ela está chorando e eu apenas senti que ela tinha toda a vulnerabilidade que Sam precisava.”

16:34 – Rodrigo Oliveira: Pessoal, vocês sentiram falta de alguma parte do livro no filme? Acharam o filme mais dinâmico que o livro?

16:35 – Comentário de Mariana Arantes Moreira: Eu senti falta das partes sobre a história da família do Charlie, mas eu entendo que ia sobrecarregar o filme

16:35 – Comentário de Aline Marques: sabiam que muitas cenas (como a do aborto) foram gravadas e estão no youtube ?

16:35 – Comentário de shrinkydinkey: Achei o filme mais dinâmico que o livro. Foi bem mais visual, porque a narração por cartas no livro às vezes limita um pouco a visão geral da história. Foi o que achei… :

16:39 – Rodrigo Oliveira: Próximo tópico!
Qual a importância da trilha sonora para a história?

16:41 – Comentário de Aline Marques: eu acho muito importante, eu li o livro escutando as músicas que ele ia citando, ótima experiência, recomendo rs

16:41 – Comentário de shrinkydinkey: Os sentimentos que cada música expressa em cada momento necessário, talvez…?

16:48 – Rodrigo Oliveira: Mais uma curiosidade! Tanto Logan Lerman quanto Emma Watson estrelaram em filmes do diretor Chris Columbus. Watson apareceu em Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta, e Lerman apareceu em Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

16:57 – Rodrigo Oliveira:  Vocês sentiram que a Sam realmente se apaixonou pelo Charlie ou ficou com ele por um misto de carência e pena?

16:58 – Comentário de Aline Marques: acho que ela gostava dele, não necessariamente da mesma forma que ele gostava dela.

17:20 – Rodrigo Oliveira: Gente quero agradecer a presença de todos! Espero vocês no próximo encontro! Até a próxima!

Que tal ver o chat do Encontro na íntegra? Confira aqui.

Comentários

  1. Joilson disse:

    O encontro online para discutir “As Vantagens de Ser Invisível” foi ótimo, uma tarde maravilhosa. E obrigado Potterish pelo livro “Strange Angles”, não imaginava que fosse ganhar o sorteio.

Deixe um comentário

top