search
top

[Post Especial] “Jogos Vorazes”, por Suzanne Collins

A nossa 4º Batalha dos Livros foi super acirrada, pois até então envolvia dois dos melhores romances distópicos da atualidade, “Jogos Vorazes” e “Divergente”, porém os tributos assumem o posto de ganhadores! Sim, a trilogia escrita por Suzanne Collins, elogiada por tantos outros escritores como Rick Riordan, Stephenie Meyer e Stephen King, foi a vencedora em nove categorias (Personagens secundário com melhor desempenho; Melhor vilão; Leitura mais envolvente; Revelação mais surpreendente; Melhor aproveitamento das raízes mitológicas; Enredo mais criativo; Leitura mais acessível; Maior aproximação com a realidade), levando o titulo de Melhor Série Distópica.

Em comemoração a tal vitoria, resolvemos criar um post cheio de informações e curiosidades sobre Jogos Vorazes, então, não deixe de conferir!

A criadora:

Suzanne_ColllinsNascida no dia 10 de agosto de 1962, a americana Suzanne Collins é filha de um oficial da Força Aérea Americana e vive hoje no estado de Connecticut, um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região da Nova Inglaterra, com seu marido e dois filhos.

Suzanne é mestrada em Escrita Dramática pela New York University e deu inicio á sua carreira de escritora no ano de 1991, produzindo roteiros infantis para programas do canal fechado Nickelodeon.

A autora de “As Crônicas do Subterrâneo” – cinco livros publicados entre 2003 e 2007 que narram um romance infanto-juvenil inspirado na história de “Alice no País das Maravilhas” – conta que a inspiração para a criação de Jogos Vorazes nasceu quando ela estava passando pelos canais da TV e em um deles viu pessoas competindo num reality show e em outro viu cenas gravadas na Guerra do Iraque. Esses dois pontos chaves de juntaram e a trilogia começou a ganhar forma.

A Trilogia Jogos Vorazes:

Editado pela americana Scholastic (Harry Potter), “The Hunger Games” é lançado nos Estados Unidos no dia 14 de setembro de 2008 e somente após um intervalo de dois anos a editora Rocco compra os direitos da obra e lança no Brasil o primeiro volume da trilogia.

Composta por três livros – Jogos Vorazes, “Em Chamas” e “A Esperança” – a série é a obra mais conhecida da autora.

Jogos_Vorazes_Trilogia

Capas nacionais da trilogia.

Sinopse:

“Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!

Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?”

Adaptações cinematográficas:

The_Hunger_Games_MovieCom o roteiro adaptado pela própria autora, o primeiro longa-metragem baseado no primeiro volume de trilogia teve sua estreia mundial no dia 23 de março de 2012. Produzido pela americana Lionsgate e distribuído em território nacional pela Paris Filmes, a adaptação rendeu uma bilheteria estimada de pouco mais de 600 milhões de dólares.

O longa teve a direção de Gary Ross (O Corajoso Ratinho Despereaux), estrelando Jennifer Lawrence (Katniss Everdeen), Josh Hutcherson (Peeta Mellark), Liam Hemsworth (Gale Hawthorne)…

O filme venceu em várias categorias em importantes prêmios tais como: MTV Movie Awards (2012), People’s Choice Awards (2012), Teen’s Choice Awards (2012), Nickelodeon Kids’ Choice Awards (2013).

O segundo volume da série já foi gravado e estreia nos cinemas brasileiros no dia 15 de novembro desse ano, sendo que o Brasil será primeiro país a assistir o filme. Agora, chegando mais perto ainda da estreia nacional do longa-metragem, a divulgação de novos materiais promocionais como trailers, imagens, posteres e até canções da trilha sonora, aumentam cada vez mais, então o Clube do Livro – Potterish resolveu trazer para vocês, nossos queridos leitores, um apanhado de todas essas notícias. Confiram aqui.

Curiosidades:

Sobre os livros

  • O livro Jogos Vorazes permaneceu por mais de 100 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times.
  • A trilogia já teve seus direitos vendidos em mais de 30 países e fora traduzida para mais de 25 línguas.

Sobre os filmes

  • As filmagens de Jogos Vorazes se estenderam durante 84 idas, tendo inicio em maio de 2011. Elas aconteceram no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, onde as condições de gravação geralmente não eram agradáveis. Durante as filmagens na floresta a temperatura local chegava até 37º C; chovia muito e ainda havia cerca de 300 ursos na região, os quais se sentiam atraídos pelo cheiro de comida.
  • O orçamento estimado de Jogos Vorazes foi de aproximadamente 75 milhões de dólares.
  • Josh Hutcherson quando recebeu a notícia de que ganhara o papel de Peeta Mellark estava na cozinha de sua casa e ficou simplesmente boquiaberto!
  • Antes da estreia do primeiro filme, a produtora Lionsgate planejou transformar a a trilogia em quatro filmes. Seguindo o padrão de Harry Potter e Amanhecer, dividindo o último livro, A Esperança, em duas partes.
  • Boatos circulavam que Robert Pattinson interpretaria Finnick Odair em Jogos Vorazes: Em Chamas. Logo depois o agente do ator desmentiu o boato.
  • O Brasil vai ser o primeiro país do mundo a assistir Em Chamas, no dia 15 de novembro de 2013.

Comentários

  1. Alecsander disse:

    Olá Clube do Livro, vocês cometeram um engano, pois JOGOS VORAZES nem mesmo chegou a ser indicada ao Oscar, a Jennifer ganhou o Oscar de melhor atriz, mas pelo filme O LADO BOM DA VIDA, e o orçamento do filme não foram tão alto assim, foi bem menos de 100 milhões. Fora esses pequenos erros o post esta muito bacana, parabéns!

  2. Luanna disse:

    Muito legal seu post, tantas coisas que eu não sabia. Estou fazendo um sorteio de um colar do filme a esperança http://macarons-and-tea.blogspot.com.br/2014/04/concurso-colar-jogos-vorazes-esperanca.html

Deixe um comentário

top