search
top

[Resenha] Bob e seus pensamentos

Nota do resenhistaNessa magnífica história, a trajetória de James e seu gato laranjinha chamado Bob continuam. Os dois são unidos pela amizade e cada um sustenta o outro em momentos complicados e difíceis. Não deixe de acompanhar essas aventuras de um homem e um bichano pra lá de esperto!



   Tempo: Para ler de uma tacada só.

   Finalidade: Para mostrar o quanto temos que correr atrás dos nossos sonhos, e que nada está perdido.

   Restrição:  Para quem não gosta de biografias ou gatos, ou de livros auto-ajuda.

   Princípios ativos: Lição de vida, Fé, Amor, Perseverança, Gatos.


O Mundo pelos Olhos de Bob, de James Bowen.

No primeiro volume da série do gato Bob e seu dono, vemos o quanto a vida de uma pessoa dominada pelas drogas e moradora de rua é difícil. Muitas complicações, momentos difíceis que se passam despercebidos por praticamente toda a sociedade. Nada nem ninguém se dão conta de que essas pessoas são extremamente necessitadas de uma ajuda, uma força, de uma oportunidade para mudar. A sociedade só os julga e os deixa a beira de um precipício. James passou por tudo isso e muito mais, e continua a nos contar no livro “O mundo pelos olhos de Bob”. A amizade dos dois continua mais forte do que nunca, e o laço do amor cada vez maior. Bob resgatou a vida de James do fundo do poço, e encontrou no seu dono um amor especial, que supera todas as barreiras.

O segundo volume da série continua tão bem quanto o primeiro. Ao contrário do primeiro, em que se foca na vida de James e seu passado conturbado, “O mundo pelos olhos de Bob” como o próprio título já diz, vai focar em como Bob ver o mundo. O autor então passa essa experiência para nós não no sentido literal de expor a história como Bob, mas de maneira que nos faça questionar em como Bob vê o mundo. Muitas características pessoais do gato são descritas através de situações que vão de engraçadas a perigosas. O que será que se passa na cabecinha do Bob? O segundo volume complementa o primeiro, pois é necessário a antropomorfização do gato para que possamos perceber o quão importante ele é na vida de James e seu impacto para a recuperação completa e uma mudança de vida radical. O autor nos passa as dúvidas e perguntas que ele tem do quanto Bob é esperto e até que ponto o gato pode fazer mostrando sua inteligência.

É muito notório que ambos possuem uma ligação quase que psíquica, pois em diversos pontos do livro percebemos que um sabe o que o outro passa no momento certo. Esses pequenos momentos nos emocionam a ponto de lágrimas, e quem tem um animalzinho de estimação sabe muito melhor do que ninguém compartilhar essa espécie de ligação. Muitos não dão valor, mas a pureza de um animal na vida de alguém necessitado faz toda diferença, e vemos isso cada vez mais na vida de James, e como tudo mudou depois do gato ter chegado na vida dele. As aventuras continuam, e a vida de James continua a mudar drasticamente para melhor. Os relacionamentos com a família melhoram, a qualidade de vida dele melhora e até mesmo sua situação financeira também, após uma proposta surpreendente feita por certas pessoas. O segundo volume continua tão bom quanto o primeiro, e nos deixa cada vez mais felizes em ver que os dois vãos cada vez melhor, saindo então da difícil vida que é morar e trabalhar nas ruas.

Resenhado por Jnio Almeida.

220 páginas, Editora Novo Conceito, publicado em ano 2014.
*Título Original: The world according to Bob.
Tradução: O mundo pelos olhos de Bob.

Deixe um comentário

top