search
top

[Homenagem] O Centenário de Vinícius de Moraes

Hoje, como muitos devem saber, Vinícius de Moraes, o poetinha, completaria 100 anos de idade. Então, o Clube do Livro – Potterish preparou uma singela homenagem á ele.

Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, mais conhecido como Vinicius de Moraes, nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Com apenas 16 anos entrou para a Faculdade de Direito do Catete, onde se formou em 1933, no mesmo ano o qual teve seu primeiro livro publicado “O Caminho Para a Distância”.
Após alguns anos foi estudar Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, contudo, não chegou a se formar em razão do início da Segunda Guerra Mundial. Ao retornar ao Brasil, morou em São Paulo, onde fez amizade com Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, foi quando realizou também o primeiro de seus nove casamentos. Logo após trabalhar como jornalista, cronista e crítico de cinema, ingressou na diplomacia em 1943. Por causa da carreira diplomática, Vinicius de Morais viajou para Espanha, Uruguai, França e Estados Unidos, contudo sem perder contato com o que acontecia na cultura brasileira.
Vinicius de Moraes fundou juntamente com Tom Jobim e João Gilberto a Bossa Nova. Marcando até hoje a literatura e a música, Vinicius é até hoje lembrado, inclusive em nomes de avenidas, ruas, perfumes, etc.

Ao longo de sua carreira, Vinícius escrevera muitas cronicas, poemas e livros. Porém, eu separei uma canção composta por ele a qual agrada muito o publico infantil, sendo quase impossível essas não conhecerem:

O relógio

Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac…”

Fique ligado nas nossas redes sociais, pois lá postaremos materiais relacionados ao longo do dia!

top