search
top

[Resenha] O outro lado da Chicago futurista de Veronica Roth

Nota do resenhista:  Quando o mundo como você o conhece está desmoronando, suas escolhas podem te salvar, ou te destruir.




   Tempo:  Alguns dias.

   Finalidade:  Para se distrair.

   Restrição:  Quem não curte trilogias.

   Princípios ativos:  Distopias, romance, ação, aventura.



Insurgente, de Veronica Roth

O mundo como a Tris conhecia não existe mais. E ela precisa aprender a lidar com as novas emoções que estão por vir, ao mesmo tempo em que ainda está sofrendo com as consequências dos ocorridos no final de Divergente. As facções estão em declínio, e é difícil saber em quem confiar ou no que acreditar.

Nesse segundo livro temos a oportunidade de conhecer melhor sobre a Chicago futurista da Veronica Roth e o que significam as facções, o livro começa com a Tris chegando à amizade, o que já nos dá um panorama de uma facção que não conhecíamos muito. E conforme a Tris tenta juntar as peças do quebra-cabeça para conseguir entender o que realmente está por trás das simulações, e o que realmente significa ser uma Divergente, mais a gente percebe que muitas peças ainda estão faltando e mais queremos descobrir sobre os planos de JeanineMathews. Esse é um clássico livro de passagem entre o primeiro e o último volume.

Se eu já não simpatizava com a Tris no primeiro livro, em Insurgente ela conseguiu ficar mais insuportável ainda. A narrativa é lenta, com muitas repetições, questão que poderiam ter sido facilmente resolvidas, são arrastadas e outras que poderiam ter sido mais bem desenvolvidas, acabam ficando em segundo plano. A narração em primeira pessoa empobrece o livro, já que a Tris parece estar sempre atrás dos outros personagens, muitas vezes sendo ingênua demais. O romance dela com o Quatro continua sendo forçado e sem química nenhuma, apesar dele ganhar mais destaque nesse livro e termos a chance de conhecer mais sobre ele.

E mesmo o final, que deixou muitos boquiabertos, não achei tão imprevisível assim. Acho que ela deixou muitas questões abertas para o próximo livro, que já podiam ter sido resolvidas.

Resenhado por Mariana Arantes

512 páginas, Editora Rocco, publicado em 2013.
*Título Original: Insurgent
Tradução: Lucas Peterson

Comentários

  1. juliano cesar de oliveria disse:

    Oi adorei sua resenha…mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    http://www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

Deixe um comentário

top