Selecione a página

[Homenagem] O Centenário de Vinícius de Moraes

[Homenagem] O Centenário de Vinícius de Moraes

Hoje, como muitos devem saber, Vinícius de Moraes, o poetinha, completaria 100 anos de idade. Então, o Clube do Livro – Potterish preparou uma singela homenagem á ele.

separador menor

Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, mais conhecido como Vinicius de Moraes, nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Com apenas 16 anos entrou para a Faculdade de Direito do Catete, onde se formou em 1933, no mesmo ano o qual teve seu primeiro livro publicado “O Caminho Para a Distância”.
Após alguns anos foi estudar Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, contudo, não chegou a se formar em razão do início da Segunda Guerra Mundial. Ao retornar ao Brasil, morou em São Paulo, onde fez amizade com Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, foi quando realizou também o primeiro de seus nove casamentos. Logo após trabalhar como jornalista, cronista e crítico de cinema, ingressou na diplomacia em 1943. Por causa da carreira diplomática, Vinicius de Morais viajou para Espanha, Uruguai, França e Estados Unidos, contudo sem perder contato com o que acontecia na cultura brasileira.
Vinicius de Moraes fundou juntamente com Tom Jobim e João Gilberto a Bossa Nova. Marcando até hoje a literatura e a música, Vinicius é até hoje lembrado, inclusive em nomes de avenidas, ruas, perfumes, etc.

separador menor

Ao longo de sua carreira, Vinícius escrevera muitas cronicas, poemas e livros. Porém, eu separei uma canção composta por ele a qual agrada muito o publico infantil, sendo quase impossível essas não conhecerem:

O relógio

Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac…”

separador menor

Fique ligado nas nossas redes sociais, pois lá postaremos materiais relacionados ao longo do dia!

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *