Conheça Percy

Quando Percy Jackson chegou aos cinemas, muitos veículos compararam o possível fenômeno infanto-juvenil com Harry Potter. Além dos pôsteres serem razoavelmente parecidos, o longa foi dirigido por Chris Columbus, homem por trás das câmeras de “Pedra Filosofal” e “Câmara Secreta”.

No entanto, aqui nas Resenhas do Ish, vamos olhar com mais atenção ao primeiro dos romances de Rick Riordan sobre Percy e entender como a mitologia é trabalhada de uma forma bem diferente do universo de Harry. Leia o texto e fale sua opinião (sobre o filme também vale)!

“O Ladrão de Raios”, de Rick Riordan

tempoTempo: para ler de um tiro só no fim de semana
indicacaoFinalidade: para ficar na ponta da cadeira
restricaoRestrição: para quem não gosta de coisas moderninhas
principioPrincípios ativos: aventura, mitologia, deuses gregos, literatura infanto-juvenil.

barra

Numa viagem com a escola para um museu, Percy Jackson descobre que sua professora de álgebra é uma das Fúrias de Hades e que ela estava pedindo algo que fora roubado de Zeus, o Todo-poderoso Deus do Olimpo. Sem entender nada, Percy é guiado por sua mãe e por seu amigo de escola, Grover até um acampamento, onde descobre que é filho de Poseidon. Descobre também que o Raio-Mestre de Zeus fora roubado e que uma guerra sem precedentes está prestes a acontecer, caso Zeus não tenha em mãos o Raio-Mestre até o solstício de verão.

O+Ladr%C3%A3o+de+Raios

O antigo “aluno problema”, com dislexia e déficit de atenção, agora sabe que é filho do Deus do Mar e que tem apela frente a terrível missão de encontrar o Raio-Mestre de Zeus num mundo paralelo, repleto de criaturas e deuses mitológicos. Na companhia de Annabeth, uma filha de Atena, e de Grover, um sátiro, Percy Jackson encontra o Raio-Mestre de Zeus, luta contra Ares e vai até o edifício Empire State, ou melhor, até o Olimpo, para devolver a Zeus o que lhe fora roubado.

Rick Riordan em seu primeiro livro da série “Percy Jackson e os Olimpianos” nos mostra sua incrível capacidade de misturar o real com o imaginário e chamar a atenção do publico infanto-juvenil em suas histórias com personagens mitológicos. Autor dos 5 livros da série, Rick Riordan aposta suas fichas em Percy Jackson nos outros volumes.

Rick Riordan nos mostra em seu primeiro livro sua incrível capacidade para montar cenários e utiliza-los da melhor forma possível. Porém, a adaptação de “O Ladrão de Raios” para o cinema deixou muito a desejar.

Se comparado ao livro, fatos importantes, como o desaparecimento do Elmo das Trevas, não foram retratados na versão dos cinemas. Contudo, grandes gafes foram cometidas no longa, como por exemplo a presença de Perséfone no Hades em pleno verão, o que poderia ser apenas um erro cronológico, mas um erro que não passa despercebido aos olhos de um bom conhecedor de mitos gregos.

Resenhado por Léo Scarpa

400 páginas, Editora Intrínseca, 2008.
*Título original: The Lightling Thief. Publicado originalmente em 2005.

Onde Comprar

Sobre o autor

43 Comentários

  1. BARBOSA

    Ótimo livro, mas na verdade Jordan é autor dos 5 livros da série…

    Responder
  2. Luna Lovegood

    Apesar de ser um livro legal, os personagens principais formam um trio , Percy (Que tem olhos verdes e cabelos castanhos igual os de Harry) , Annabeth e Grover, dois meninos (sendo um o principal) e uma menina…. igual os do livro do Harry…

    Responder
  3. Lucas

    Percy Jackson & Os Olimpianos é, para mim, a melhor série depois de Harry Potter. A história, os personagens e o humor ácido são incríveis.

    Mas o filme ficou uma verdadeira Maldição do Titã :? (Trocadilho infame,er)

    Responder
  4. Leps

    O filme ficou uma nódoa, nada parecido com o livro. A série é aceitável, leve e até divertida, e vcs vêm tanta comparação só por eles serem um “trio”, e eu acho que são histórias diferentes, sem todas essas coisas semelhantes.

    [Mais um pouco e Twilight é a copiar HP, também têm um trio :roll: :roll:]

    O filme sim, pode ser um pouco suspeito, mas adaptações raramente são boas. E “ser o novo Harry Potter” é apenas jogada de publicidade.

    De qualquer das maneiras, à medida que se avança nos livros, essas comparações perdem-se e a história fica bastante boa :)

    Responder
  5. Bianca

    Como eu tinha assistido o filme primeiro, eu nem pensei em pegar o livro para ler. Fui super preconceituosa, achar que o livro também não era bom, confesso isso.
    Maaaaaaaaas, uma vez eu estava na livraria e resolvi folhear O Ladrão de Raios, achando que não ia encontrar nada demais. Putz, quanto engano. Só de ver que a narração é em primeira pessoa – principalmente na visão do Percy – eu me peguei devorando o livro em menos de dois dias. Depois é história, me viciei completamente.

    Eu não me sentia tão entretida em uma série desde Harry Potter. O livro, definitivamente, merecia uma adaptação melhor. Muito melhor!

    Responder
  6. Viviane Barreda

    Bom, eu li toda a saga, os 5 livros são excelentes, e não podem ser comparados com Harry Potter.
    A saga do filho de Poseidon tem seu argumento próprio, suas próprias aventuras, seus amigos e ele mesmo são psicológicamente diferentes do Trio de Ouro. A mitologia é abosdada de uma forma mais perto do “real” já no mundo HP vemos uma mitologia altamente adaptada por JK, não é?
    Percy tem características importantes q se assemelham a Harry, pq é uma fórmula literária, a fórmula q move multidões: O Herói, seua amigos e lutas contra o mal.
    Se vamos comparar Percy Jackson com Harry Potter e afirmar que PJ é uma cópia, poderíamos fazer o mesmo com HP para Senhor do Anéis. Pois o argumento é semelhante. Quem leu Senhor dos Anéis e viu os filmes, sabe q uma coisa não tem nada à ver com a outra. Mas também tem a fórmula do Herói, seus amigos e a luta contra o mal.

    Desculpem a extensão do coment!! :)

    Meu twt: @WeLoveRXHer

    Responder
  7. Antônio

    :Dmuito bom.eu já estou no terceiro livro, e gosto muito.. não tanto quanto gosto de Harry Potter, mas com o fim da série de HP, essa vai ser mais uma história, um mundo para viver..Recomendo para os que ainda não leram, ou não assistiu o 1º filme..

    Responder
  8. @amandaviana1

    Nao assiti o Filme, mas eu li o Livro e achei que para Percy Jackson se chamar Harry Potter só faltou a varinha.
    Vejamos:
    Annabeth: se torna melhor amiga de Percy, é muito inteligente, tudo bem que nao se compara a hermione, mas ela é sim muito inteligente.
    Grover: Melhor amigo de Percy, é praticamente Rony com Harry, sempre ao seu lado.
    Acampamento Meio Sangue: o acamapamento é praticamente Hogwarts. e Meio Sanguem é literalmente parecido com Harry até o nome, a diferença é que para PercyMeio Sangue é a mistura de um Deus com um humano e para Harry é a mistura de Bruxo com trouxa.
    E tem as casas, dependendo de quem voce é filho é para onde vai, é praticamente um chapéu seletor.

    Vou parar por aqui, mas poderia citar mas varios motvos.

    Percy Jackson é praticamente plagio de Harry Potter ou as semelhanças são mera coincidência… heheheheh

    Responder
  9. dedeadp

    eu já li todos os livros, sao otimos, e o autor soube fazer como a tia Jô, ele impressionou no final. Tudo indicava para um desfecho, mas foi outro todo diferente.
    É CLARO q não dá pra comparar com HP, pois HP deu uma reviravolta muito maior e a historia é mil vezes melhor.
    Só q a serie percy jackson e os olimpianos é ainda muito boa, e indico para quem quiser um livro com aventurar.
    e realmente como muita gente disse nos comentarios, a estoria se parece com HP.

    e o fato de os personagens principais serem um trio, acho q acabou virando moda. Muitos livros hoje em dia tem um trio principal. Nao precisa, necessariamente, ser dois garotos e uma garota. Mas está cada vez mais comum.
    Eu nao diria q foi a Tia Jô q lançou essa moda, mas se foi é mais uma prova de q ela é um gênio!! ^^

    E ME DESCULPEM PELO COMENTARIO TÃO LONGO =/

    Responder
  10. dedeadp

    pessoal, tem alguma resenha de as cronicas de narnia?
    pq seria otimo ler uma resenha sobre o assunto.
    ou então um q fala do autor.
    é q to fazendo um trabalho, e queria ler uma resenha para perceber como é a visao de vcs sobre a serie e sibre o autor, C.S. Lewis.
    Desde já obrigado

    Responder
  11. Danne

    Pq as pessoas não podem ler um livro bom sem comparar tudo com Harry Potter?
    Se tem um trio, é plágio.
    Se tem lutra contra o mal, é plágio.
    Se um do trio se apaixona pelo outro, é plágio.
    Absurdo!

    Rick não inventou a mitologia. Ela tá ali, ele só utilizou.
    Jô criou um mundo totalmente inimaginável.
    Não tem comparação NENHUMA as duas séries.

    Amo Percy, e não vejo a hora de ler os próximos lançamentos do Rick.

    E deixo as comparações para as pessoas de mente fechada ;)

    Daqui uns dias vão ler Querido John e falar que é um trio e que é plágio de Harry Potter ;D

    Responder
  12. Google

    Lí a série inteira, muito fraquinha. As similaridades com HP não estão apenas nesses pontos banais (como ser um trio principal), mas também nos aspectos psicológicos das personagens. RR tentou fazer um grande desfeixo, uma virada fenomenal, contudo só reproduziu futilidades hollywoodianas em texto. Percy Jackson, usando o jargão da desciclopédia, é coisa para “gurias retardadas”… queria poder processar RR por me fazer gastar mais de R$100 e uma semana e meia de minha vida lendo essa bela porcaria. Os primeiros livros ainda enganam, são aceitáveis… mas aquele último tem que ser muito sem noção p/ não ver que é um lixo. Só mais uma coisa, como a proposta era de resenha, o texto não precisava contar o enredo todo, inclusive o desfeixo, no primeiro parágrafo. E tomem cuidado com a abertura que vocês fazem para a notícia, nessa vcs colocam “entender como a mitologia é trabalhada de uma forma bem diferente do universo de Harry” e isso cria uma expectativa na qual pensamos “eles marcaram pontos e contrapontos e vão dissertar sobre isso”, ledo engano.

    Responder
  13. Renato

    É ridículo o quanto as pessoas tem essa necessidade de fazer comparações.

    Trios existem desde o princípio da história da humanidade, quando três homens das cavernas/dinossauros/bactérias se juntavam e iam fazer alguma coisa.

    É ridículo, simplesmente.

    Rick Riordan é um historiador e escritor, na minha opinião, ótimo. Amei a Saga Percy Jackson desde que li O Ladrão de Raios, bem antes de sair no cinema. Devorei a série em menos de uma semana (aliás, Ish, conserte aí! São 5 livros ao todo na série PJ!).
    Assim como amo Harry Potter, por ter uma paixão bastante grande por História, amo a série Percy Jackson.
    Muitos fãs “xiitas” de Harry Potter podem ficar absolutamente horrorizados com essa frase anterior, mas é verdade. Gosto bastante de Percy Jackson.

    “Daqui uns dias vão ler Querido John e falar que é um trio e que é plágio de Harry Potter ;D” – Totalmente Apoiado.

    Responder
  14. Pedro Maia

    Eu realmente acho Percy Jakcson genial. A forma como o Rick mesclou a mitologia grega e o mundo atual é muito interessante.

    Já li o primeiro e o segundo, Mar de Monstros – que não é tão bom quanto o primeiro, mas também é legal.

    Agora, sem comentários sobre o filme. A adaptação de PJ para o cinema faz os filmes de Harry Potter serem loucamente fiéis.
    Aliás, acho que nem dá para chamar aquilo de adaptação. A história é COMPLETAMENTE diferente, a escolha dos atores foi completamente deturpada (Percy parece ter 16 anos, Annabeth parece ter mais além de ter cabelo preto, Hades é um tiozão do rock super gente fina, Poseidon parece um gerente de banco careta – que jamais se meteria num menage como o verdadeiro Poseidon fez…) e a trama foi praticamente jogada no lixo.
    Acho que eu nunca fiquei tão decepcionado com um filme em toda a minha vida.

    MAS, o foco é o livro, então, de 1 a 10, fico com 8,5.

    Responder
  15. Giovana Fiuza

    Uma otima série de livros já li todos da saga e realmente adorei, só que nunca bate Harry Potter.

    Mas o filme ficou uma verdadeira Maldição do Titã +1 :x

    Tiraram o grande vilão da história :!:

    Responder
  16. matheus

    eu vi o primeiro filme e achei super legal mas para virar o novo harry potter ainda falta muito

    Responder
  17. matheus

    e legal e interessante mas nao bate harry potter eu li o livro 1 e vi o filme e achei o filme mais interessante na minha opiniao o autor aproveitou que a serie estava chegando ao fim e criou percy jackson e acredito que o autor seja fa de harry potter com tantas semelhanças pra vira harry so falta oculos cicatriz e varinha .Porem Harry Potter ainda esta no topo!

    Responder
  18. Beatriz

    Acho que para escrever um livro você tem que ter uma base, ou seja, copiar no mínimo algum fato ja existente. Então podemos considerar que todos os autores copiaram alguma coisa. O caso que mais ocorre é o da mitologia grega. Senhor dos Anéis possui mitologia grega, Harry Potter possui mitologia grega e Percy Jackson é a mitologia grega em sí. Não tem como evitar isso. O fato de ser um trio é o de menos. Não quer dizer que só porque é um trio tem que ser um plágio de HP. É claro que não da para evitar copiar algumas coisas, mas tudo não passa de uma referência para a inspiração (: É a mesma coisa que escrever uma fic. Você vai utilizar os mesmos artefatos do livro original. Depois muitas idéias virão, diferentes e ao mesmo tempo iguais ao livro. Iguais porque as personagens terão algumas semelhanças, e diferentes porque o conteúdo e o assunto serão outros.
    Mas, com toda a certeza, não vale a pena comparar os filmes de HP com PJ. Eu ja li todos do Percy, como ja li todos do Harry, e posso concluir que os filmes de HP são bem fiéis aos livros, diferentemente de PJ.

    Responder
  19. Dumbledore

    O dia em que os filmes de HP forem fieis aos livros eu como meus próprios pés.

    Responder
  20. Marininha Potter

    “(Percy parece ter 16 anos, Annabeth parece ter mais além de ter cabelo preto, Hades é um tiozão do rock super gente fina, Poseidon parece um gerente de banco careta – que jamais se meteria num menage como o verdadeiro Poseidon fez…)” aushaushau MORRI, Pepê aushaushausha

    Estou em A Maldição do Titã e já era para ter terminado a série em si, pois li O Ladrão de Raios em janeiro, mas alguns spoilers me desanimaram (são coisas minhas, que só EU

    Responder
  21. Marininha Potter

    droga, o comentário foi antes da hora ¬¬’ Bem, continuarei:
    (são coisas minhas, que só EU me importo, nada a temer, guys. Sou meio neurótica com certos acontecimentos em QUALQUER tipo de livro -q) e só agora retomei a leitura.
    Anyway, o negócio do trio não tem nada a ver. É que “trio” é algo muito oportuno, tipo, o melhor amigo e a melhor amiga, essas coisas… Mas em PJ não é sempre assim, já que em A Maldição do Titã mais pessoas se juntam, em A Batalha do Labirinto também e assim vai. O “trio” de PJ é mais aberto do que o de HP.

    PJ e HP são comparáveis por serem do mesmo gênero, mas cada um tem um brilho diferente. Os comentários do Percy me matam, até hoje estou rindo de “estava tão gelado que eu me sentia um percicolé” /z

    Responder
  22. xsjunior

    li todos…sao bons d mais…

    Responder
  23. André

    Sinceramente eu gostei muitíssimo do filme, mas ainda não li os livros (quero muito ler)… agora, quando dizem que é igual a Harry Potter, plágio de Harry Potter já acho um exagero. Eu li os comentários e disseram uma coisa interessante… são do mesmo gênero e por isso podem aparecer muitas coincidências. Alguns fãs são tão cegos que chegam a um ponto de não aceitar nada que faça alguma relação.

    Não acho que tem algo haver… o engraçado é que sempre vai haver coisas parecidas, que a gente faz comparações… eu vejo muito isso na música (bandas brasileiras), quando dizem que tal música é plágio de outra geralmente estrangeiras, só que muitas vezes como disseram também nos comentários, tudo é baseado em alguma coisa já existentes e isso sempre vai existir, mesmo que seja sem querer…

    É legal fazer relações, mas comparações acusando de plágio é algo apelativo.

    Responder
  24. ritah

    Pessoalmente, gosto bastante de Percy Jackson, devorei os 5 livros em menos de uma semana. Acho que as comparações com HP são perfeitamente naturais mas à medida que PJ avança essas comparações vou ficando bem menores. E Deuses, Percy é MUITO engraçado, os comentários dele são o MELHOR, tipo, no meio de uma luta d evida ou morte, e ele faz um comentário absolutamente aleatório. Sem falar que a maneira como o Rick retrata os deuses e OPTIMA e é, também, engraçada.

    O filme é basicamente uma porcaria em que inventaram uma nova história e faz parecer os filmes de HP absolutamente fiés aos livros, ponto.

    E agora vou calar-me. É.

    Responder
  25. @danmelo

    concordo em ordem, número e grau com a @amandaviana1
    Não consegui gostar do livro O ladrão de raios, pois achei muuuuitooo copiado de Harry Potter. É mais ou menos assim: Harry Potter + Fúria de Titãs = Percy Jackson =/

    Responder
  26. Vitor N

    Percy Jackson é a melhor serie de livros que eu já li junto com Harry Potter. Muitas semelhanças sao vistas entre Hp e PJ, quase um plagio, mas fiquem falando isso atoa, pois nao é, literalmente, um plagio.

    Pena, muita pena, que o filme nao é parecido com o livro, o que acontece em muitos outros casos (nao é o caso de Harry Potter). O diretor, Criss, o mesmo da adaptaçao de a Camera Secreta e Pedra Filosofal de J.K, quase reescreveu, na visao de alguns, a historia original do primeiro livro de P.J (o ladrao de raios) de Rick (autor).

    Cris ainda pretende continuar com a serie de Rick Riordan em O Mar de Monstros (o segundo livro), ja que o dinheiro ganhado com o primeiro filme foi, aparentemente, bom.

    Para mim é melhor ler os livros do que ver o filme, sem ofensas a alguns, ja que a historia do filme (independente do livro) é interessante e os efeitos especiais muito bons.

    Percy Jackson veio para substituir Harry Potter, que infelizmente esta chegando em seu final (2011 – parte 2). Alem da serie de Percy Jackson e os Olimpianos, Rick (autor) tambem esta escrevendo outras series como The Kane Chronicles (mitologia egipcia) e The Heroes of Olympus (mitologia grega – ligada com a serie Percy Jackson e os Olimpianos).
    Eu, pessoalmente, recomendo ambos livros, alem dos 5 livros da serie Percy Jackson e os Olimpianos.

    Responder
  27. Duda

    Gostaria muito de ler o livro Percy Jackson e os olimpianos…pena que onde eu moro, mais precisamente em Nampula, numa cidadezinha sem grandes livrarias nao haja.
    Existe tambem em adaptacao nos cinemas, neh? Mas ler seria bem legal…
    Gostaria de parabenizar a minha escritora favorita e uma das melhores de todos os tempos, a responsavel pelo nome deste site. JK Rowling.
    Muito obrigada por teres criado a personagem mais emocionante do mundo, Harry Potter.
    Gostaria que as reliquias da morte nao fossem o fim do mundo magico e que nos pudesse por a par de como os pais de Harry potter se conheceram, namoraram e casaram.
    James Potter com o jeito de garoto rebelde e famoso chama mesmo a atencao e eu sinto que Harry Potter jamais estara terminado sem esse capitulo!
    Obrigado

    Responder
  28. Anna Potter

    Acho q PJ é mto bom já li todos os 5 livros (o último em menos de uma semana) e superrecomendo a todos… acho q se acemelha a HP pelo fato d q as história são ficção, mas acho q PJ é mto bom mesmo, mas n se compara a HP (isso é óbivio)!!! comecei a ler PJ antes de o filme ser lançado fui ver no cinema, achei mto diferente do livro mas minha mãe q nunca leu o livro simplismente adorou o filme e isso prova q Percy Jackson e os Olimpianos tem td pra dar certo… Se vai ser o novo Harry Potter? Só o tempo dirá.

    Responder
  29. John =]

    Eu li todos os livros do harry potter e li até o terceiro “A maldição do Titã ” do Percy Jackson…

    Claro que as pessoas vão ver necessidade de comparar principalmente aquelas que são fanáticas por harry potter..mas se você for ver bem a história é diferente…creio que a J.K criou a história do Harry Potter e ficou tão boa,tão épica que se tornou em uma espécie de base para as outras histórias. Se fomos ver bem,teve coisas que o Rick com falta de idéias teve que copiar da J.K para poder ter uma base,coisas como o Acampamento Meio Sangue ( Hogwarts) as Cabanas de cada Deus ( Casas de Hogwarts) e o Trio …são como pilares para sustentar o principal…e não devemos ficar falando que são plágio e plágio…devemos dizer que a J.K foi muito boa o bastante para deixar esses pilares como Exemplo para seus ” aprendizes ” … Mas ao desenvolver da história ,você pode ver uma Trama se desenrolando totalmente diferente de Harry Potter,são DEUSES DA MITOLOGIA GREGA , não BRUXOS… bom,quanto ao filme do ladrão de Raios foi muito desleal ao livro,realmente uma cagada…percy com 16 ja tava qse ***** com a annabeth no final…era para eles serem inocentes ainda,claro que o povo realmente irá comparar com os filmes do Hp que foram (não completamente fiéis ) mas comparado ao ladrão de raios foram fiéis sim . Enfim,minha conclusão: A saga de Percy Jackson é muito interessante principalmente para aqueles que curtem mitologia grega,é um livro que prende você até acabar, eu particulamente gostei muito,mas já que é pra comparar ;x …harry potter dá de mil a zero,harry potter é uma história que vai tar em minha mente até eu morrer e em meus netos eu garanto.

    Responder
  30. Nessa Lovegood

    Indico… Já li todos os livros e vou dizer uma coisa, eu não me divertia tanto com uma série de livros desde o fim de Harry Potter… Percy Jackson pra mim, foi quase tão bom quanto!!! *-*

    Harry Potter é minha série favorita… mas PJ não fica muito atrás… *-*

    E, bem, se por ter um trio principal é plágio, então a tia Jo devia processar um monte de séries… porque tem várias estórias por aí com um trio principal… Gente, me poupem!!!¬¬’

    Responder
  31. Elisa

    Com certeza a série Percy Jackson é uma das melhores que eu já li, mas claaaro que Harry é melhor! *-* Mas o ponto em comum dos dois são os filmes: tremendamente infiéis aos livros ;-;

    Responder
  32. Rafael Barasuol Rohden

    O primeiro livro é uma cópia escancarada de Harry Potter. Tem o trio, que até as características dos personagens são semelhantes ao trio HP, e a forma como a história transcorre é muito semelhante ao HP. E o escritor é peca muito em não detalhar as coisas. Contrário da nossa ilustríssima JKR que conta a história preocupada com os detalhes.

    Bom. O primeiro livro é extremamente simples porem chama a atenção. A partir do segundo, o autor parece ter mais confiança na hora de escrever e capricha mais. A partir do segundo vale a pena conferir e seguir essa aventura com Percy. Tem personagens encantadores.

    Responder
  33. Renato

    Ah, claro, Rafael. A parte de um dos personagens do trio ser um fauno tem tudo a ver mesmo, hein? :roll:

    A história não tem absolutamente nada a ver com Harry Potter…

    Bom, pra quem disse que Percy Jackson é uma junção de “Fúria de Titãs” com “Harry Potter”, vai a dica: aprenda história. Aprendeu? Então descobre que Fúria de Titãs trata da história de Perseu. Sim, o Percy… Aquele que mata a Medusa. Lembrou? Então. Esse mesmo.

    Ai Jesus. Tive que comentar isso, juro que não estou procurando briga.

    Beijos :D

    Responder
  34. Cecilia

    O Livro é otimo,logico que não bate Harry Potter,mas ,é muito bom mesmo.

    O filme é um LIXO,ai credo,o pior é que foi diretor de não só 1,mais 2 filmes de Harry Potter.Isso desonra a imagen de Riordan,tanto quanto de Harry Potter(filme),porque ele foi diretor dos 2primeiros…

    Quase morri de ODIO ¬¬”

    Responder
  35. joao pedro

    Olha eu achei o livro bastante bom… ele te prende bastante (nao como HP) e tem um ar um tanto cômico que deixa a historia leve e ao mesmo tempo eletrizante. Gostei mto, mas nao indico o filme pq ele é uma ofensa ao livro…

    Responder
  36. Ana

    Acho a série Percy Jackson um plágio do inicio ao fim, as semelhanças com Harry Potter estão lá para todo mundo ler, não por causa do trio, mas por causa deles serem divididos em “casas”, por causa da Annabeth ser parecida com Hermione, e principalmente por causa de uma cena em que Annabeth e Percy são atacados por um bando de aranhas e descobrimos que Annabeth morre de medo de aranhas!

    A história não é original em nenhum ponto porque a história em si, é uma versão novaiorquina e juvenil da história de Ulisses, ou seja Riordan não criou a maioria das situações do livro! Adoro quando um autor reconta uma história porque eu tenho outra perspectiva do livro, mas no caso de Percy Jackson, me pareceu que o autor pegou alguns resumos da net, juntou tudo, colocou umas piadas superficiais, um trio principal (depois de HP, a maioria dos livros tem isso, e com o mesmo modelo: Um menino com algum problema em casa, uma menina inteligente e um cara engraçado.), um pouco de romance, e deu nesse livro ae.

    Responder
  37. Andressa

    Eu sou fã doente de Percy Jackson e Os Olimpianos. Li todos os cinco livros e não tem nada a ver esse negócio ser igual ao Harry Potter. Alias, foi por causa disso que não queria ler o Percy Jackson. Me disseram que era o novo Harry Potter que era muito parecido com HP e tals, como eu sou apaixonada por HP fiz bico pro livro. Aí um dia eu vi uma resenha dele na net e resolvi ler. HP é um mundo totalmente novo, totalmente diferente do mundo que Rick imagina em Percy Jackson.
    Como nosso amigo disse, eles são divididos em casas, mas isso não tem nada a ver com o processo que é utilizado no HP. Os semi-deuses são divididos por casas sim, mas o que define a casa que eles ficarão é quem é seu pai ou mãe Olimpiano . A Annabeth morre de medo de Aranhas por causa da história de Aracne, que também é explicada no livro. Aracne foi amaldiçoada por Atena e por isso todos os seus filhos perseguem os filhos de Atena.Da mesma forma que a Medusa também foi amaldiçoada pela Atena. Sinceramente, eu não vejo nada de plágio na história do Rick. Mas isso é a minha opinião.Sem querer arrumar confusão! ;)

    Responder
  38. Juh

    Vi o filme antes de ler o livro e os erros são tão grotescos. Totalmente infiel. Talvez por isso eles nem adapte “Mar de MOnstros” no cinema.

    O trio pode ser parecido com o de HP. Mas a diferençap é que Annabeth se envolve com o Percy, ao contrario, vcs me entenderam? 8)

    Vou ler Mar de Monstros em breve. :D

    Responder
  39. Saulo de Lima

    Gostei muito do núcleo da nóticia, que por sinal a resenha está ótima :D .

    “O menino que sobreviveu caminha para a Morte”
    Lord Voldemort

    Assinado por: Lord Voygar

    Responder
  40. Anne

    li todos os livros percy jackson e maravilhoso mostra um lado da mitologia grega que nao conheciamos

    Responder
  41. Doctor Manhattan

    Já li Todos os Percy Jackson e continuo Lendos os maravilhosos livros de Rick Riordan por ex agora estou lendo A Piramide Vermelha nova serie de livros dele.
    Sim acho harry potter legal mais PUXA VIDA A Rowling escreve muito mal quando li RdM ela fica Um pagina falando sobre O Gringotes e tudo bem né tem isso poxa que leu tudo sabe como frunciona o Gringotes. Ja percy é muito mais facil rapido emuito delicioso de ler com momento de alto astral e cenas de ação bem feitas. Já a BATALHA FINAL DE HARRY E LORD VOLDMORT é um insulto a minha mente criativa que por mais que tentei não imaginei o como nem por que QUE A VARINHA DE HARRY SAI DAS SUAS MÃO E POR UM INSTANTE ELE PULA SEI LÁ QUANTOS METROS E AGARRA NO AR DO NADA ASSIM E MATA O FDP DO LORD… tudo Harry Potter é um otimo livro pra quem não tem muito o que fazer e é muito canssativo EU JURO QUE SE PUDESSE AREBENTAVA OS “FÃZINHOS” DE HP QUE FICAM CRITICANDO TUDO QUE É SERIE DE LIVROS COMO O CASO DO POSER DE PJ O SR,GOOGLE LOGO AI EM CIMA

    Vamos lá gente larga disso de ficar comparando com trio.

    Eu sou Fãsado de Percy Jakcosn mais ainda curto ( um pouco HP) ja fui fã de HP mais ai veio Ordem Da Fenix ( livro) e cabou com meu mundo PUST quase 800 paginas do Harry Brincando na sala precisa,Dolores deixando Hogwarts um Mer%@ e o mundo bruxo entrando em colapcio não,não isso não é pra mim.

    Mais vamos lá dissertar a tal confusão de plagio por causa dos” TRIOS”

    Bom isso é modo de um autor escrever…imagina que seu cerebro é dividido em 3 partes uma é a que te faz faser coisas loucas e que também te avisa que isso não é certo ou perigaso.
    A segunda é sensata ou seja o parte que te faz pensar em como resolver problemas mesmo quando tudo estiver errado ou simplesmente impossivel.
    A 3 e mais importante é Seu Eu, aquele que decide o que fazer e como fazer, quem toma sua decisões por conta própria.

    Bom tando isso quando criânça cheia de coisas pra fazer tudo bagunçado quando seus personagens crescem suas personalidade crescem com isso eles ficam maduros agora imagina cade persona como em parte de Harry OU percy..

    COMO RON e Grover são Seu eu prequisos ou medroso que COMO SEU CALTELOSO

    Hermione e Anabeth como seu eu INTELIGENTE QUE SABE O QUE FAZER EM HORAS DIFICEIS.

    E por fim Harry e PERCY seus EUS próprios decidindo o que fazer… Cada livro eles crescem suas atitudes mudão seus pensamentos.

    No fim é como se eles amadurecem e seus EUS se juntasem novamente e se tornando ADULTOS.

    Esse recurso é muito usa em literatura como se eles te insinasem oq é certo e errado e como agir em determinadas cituções, é como cada personagem fosse um parte de seu Sub consicente e suas personalidades.

    DESDE JÁ MUITO BVEIJAM PRA QUEM GOSTO E QUEM NÃO GOSTO QUE VÁ SE DANA POR QUE NÃO TO AQUI DEIXA NINGUÉM FELIZ…..

    BEjus

    Responder
  42. Doctor Manhattan

    OMG O CARINHA:

    “Dumbledore | segunda-feira, 20 de setembro de 2010
    O dia em que os filmes de HP forem fieis aos livros eu como meus próprios pés.”

    puxa será que comeu MESMO? RdM parte 1 foi a muito muito muito mesmo UMA OTIMA ADAPITAÇÃO kkkk

    Responder
  43. Chisdê

    Eu tenho a série inteira,
    mas só li até o 3º livro… vo deixar essas férias pra ler o resto

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *