De acordo com os dados da empresa de pesquisa GfK, o segmento juvenil foi o que mais cresceu em vendas nas livrarias no ano de 2013. Tendo um aumento de 24% em relação a 2012. Entretanto, o segmento maior que o juvenil ainda é o de literatura estrangeira, que querendo ou não acabam sendo compostos pelos juvenis.

Jogos_Vorazes_Trilogia

O romance distópico “Jogos Vorazes”, escrito pela americana Suzanne Collins é um bom exemplo de uma obra voltada ao publico juvenil, sendo literatura estrangeira.

Os Instrumentos Mortais“Embora as editoras invistam cada vez mais nesse mercado, não há uma fórmula de sucesso. Levantamento da empresa de pesquisa Nielsen mostra que 80% das vendas dos juvenis estão nas mãos de cinco das centenas de casas publicadoras do país.”

São elas Intrínseca (“Os Heróis do Olimpo”, de Rick Riordan), V&R (“Diário de um Banana”, de Jeff Kinney), Rocco (“Jogos Vorazes”, de Suzane Collins), Galera Record (“Cidade dos Ossos”, de Cassanda Clare) e Gutenberg (“Fazendo Meu Filme”, de Paula Pimenta, raro nacional num cenário de estrangeiros).”

Fonte: Folha de São Paulo.