Resumo do encontro do livro “As Vantagens de Ser Invisível”
No último sábado nós tivemos o terceiro Encontro Online. Dessa vez, o livro debatido foi “As Vantagens de Ser Invisível”, de Stephen Chbosky.
E anote na sua agenda: o próximo encontro será no dia 22 de junho e o livro escolhido foi “A Culpa é das Estrelas”, do grande John Green.
Gostaríamos de agradecer a todos que compareceram ao Encontro e participaram deste momento! Se você não pôde participar, confira abaixo um super resumo do que rolou.
Sorteio do livro “Strange Angels”, por Lili St. Crow
O sorteio foi exclusivo para os participantes do Encontro Online e realizado através do Random.org.
Livro sorteado: “Strange Angels”, por Lili St. Crow
Resultado: Jolson Xavier dos Santos Junior
O envio do livro será feito dentro de 30 dias.
Indicação de livro
As Crônicas de Nárnia
C. S. Lewis
As Crônicas de Nárnia é o tipo de livro que transporta o leitor facilmente para outros mundos. O universo de Nárnia é um universo, antes de tudo, mágico em que encontramos a delicadeza e a inocência das crianças ao se depararem com terras bem diferentes das que viviam (Como por exemplo,a árvore que nasce dos caramelos puxa-puxa), mas ao mesmo tempo não abandona grandes questões da humanidade ao expô-las por metáforas e passagens tão bem construídas por CS Lewis (Como é o caso da passagem relativa à criação de Nárnia: “- Nárnia já está fundada – disse Aslam Zelemos por mantê-la livre. (…) Pois, apesar do mundo não ter mais que cinco horas de idade, o mal já penetrou nele.” P.66).
Enquetes
Resumo do encontro
Atenção: por se tratar de um debate aberto sobre vários aspectos do livro, este trecho contém SPOILER.
16:01 – Rodrigo Oliveira: Boa tarde a todos! Estamos dando início ao 3º Encontro Online do Clube do Livro – Potterish, cujo livro discutido será As Vantagens de Ser Invisível, escrito por Stephen Chbosky! A equipe de hoje é composta por mim, Rodrigo, pela nossa querida Lucivania e pelo Jonathan.
16:05 – Rodrigo Oliveira: Bom, antes de começar de verdade, gostaria de comunicar que hoje é o Dia do Orgulho Nerd!!! Parabéns para todo mundo, nerd ou não!
16:12 – Rodrigo Oliveira: Já que começamos falando do filme, lá vai uma curiosidade sobre ele.. CURIOSIDADE: O autor do livro, Stephen Chbosky, foi quem dirigiu a adaptação cinematográfica de sua própria obra
16:13 – Rodrigo Oliveira: Eu acho que a adaptação ganhou muito com o fato do próprio autor do livro tê-la feita. Quem dera fosse assim em todos os filmes adaptados.
16:14 – Comentário de Mariana Arantes Moreira: Eu sabia, por isso o filme ficou tão bom! Quem dera que todos os livros fossem tão bem adaptados assim…
16:14 – Comentário de Michelle Santos: Eu sabia, e não me lembro de nenhum outro autor que fez isso. É realmente legal, ele consegue ter bastante controle =)
16:15 – Comentário de shrinkydinkey: É muito legal quando autores participam das adaptaçoes de seus livros. Todos deveriam fazer isso
16:17 – Rodrigo Oliveira: Vocês acham que As Vantagens de Ser Invisível é uma obra sobre a adolescência e não uma “obra adolescente”?
16:18 – Comentário de Aline Marques: eu acho que é sobre a adolescência, devido ao modo que o Charlie fala, ele tem uma visão diferente.
16:18 – Comentário de Mariana Arantes Moreira: Sim, eu acho. Porque ele não é como os outros livros de adolescentes, os personagens não são os que normalmente encontramos em livros
16:20 – Comentário de Michelle Santos: Também acho. Os personagens são bem fora do senso comum de adolescente em livro.
16:20 – Comentário de Aline Marques: a profundidade e o modo do charlie falar, meio inocentemente, é o que deixa o livro tão incrivel. eu senti muito mais isso no livro !
16:23 – Rodrigo Oliveira: Vocês viam o Charlie como um garoto com problemas desde o início?
16:24 – Comentário de Aline Marques: eu via ele como um menino problemático e sozinho, extremamente sozinho
16:24 – Comentário de trouxatum: Principalmente no inicio que ele manda uma carta para um anonimo, eu ja percebi que ele tinha algum problema…
16:28 – Rodrigo Oliveira: CURIOSIDADE: Stephen Chbosky soube que queria escalar Emma Watson assim que a viu em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” na cena em que Rony parte o coração dela e Harry a consola. Chbosky disse: “Ela partiu meu coração nessa cena. Ela está chorando e eu apenas senti que ela tinha toda a vulnerabilidade que Sam precisava.”
16:34 – Rodrigo Oliveira: Pessoal, vocês sentiram falta de alguma parte do livro no filme? Acharam o filme mais dinâmico que o livro?
16:35 – Comentário de Mariana Arantes Moreira: Eu senti falta das partes sobre a história da família do Charlie, mas eu entendo que ia sobrecarregar o filme
16:35 – Comentário de Aline Marques: sabiam que muitas cenas (como a do aborto) foram gravadas e estão no youtube ?
16:35 – Comentário de shrinkydinkey: Achei o filme mais dinâmico que o livro. Foi bem mais visual, porque a narração por cartas no livro às vezes limita um pouco a visão geral da história. Foi o que achei… :
16:39 – Rodrigo Oliveira: Próximo tópico!
Qual a importância da trilha sonora para a história?16:41 – Comentário de Aline Marques: eu acho muito importante, eu li o livro escutando as músicas que ele ia citando, ótima experiência, recomendo rs
16:41 – Comentário de shrinkydinkey: Os sentimentos que cada música expressa em cada momento necessário, talvez…?
16:48 – Rodrigo Oliveira: Mais uma curiosidade! Tanto Logan Lerman quanto Emma Watson estrelaram em filmes do diretor Chris Columbus. Watson apareceu em Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta, e Lerman apareceu em Percy Jackson e o Ladrão de Raios.
16:57 – Rodrigo Oliveira: Vocês sentiram que a Sam realmente se apaixonou pelo Charlie ou ficou com ele por um misto de carência e pena?
16:58 – Comentário de Aline Marques: acho que ela gostava dele, não necessariamente da mesma forma que ele gostava dela.
17:20 – Rodrigo Oliveira: Gente quero agradecer a presença de todos! Espero vocês no próximo encontro! Até a próxima!
Que tal ver o chat do Encontro na íntegra? Confira aqui.
O encontro online para discutir “As Vantagens de Ser Invisível” foi ótimo, uma tarde maravilhosa. E obrigado Potterish pelo livro “Strange Angles”, não imaginava que fosse ganhar o sorteio.