Vinte e nove livros

Desde março, o Potterish reserva todo domingo um espaço para que os fãs de Harry Potter entrem em contato com outras obras. As Resenhas são um reflexo do que todos nós vivenciamos após termos lido os sete livros de J.K. Rowling: a vontade de descobrir mais literatura.

Portanto, antes das Resenhas de Natal, vamos fazer uma retrospectiva das obras escolhidas por nossa pequena, mas competente, equipe de seis resenhistas. É possível que os livros reflitam um gosto geral do público de Harry Potter? Leia a extensão e descubra. E claro, deixe sua sugestão!

Foram 29 livros durante nove meses, indicados por seis pessoas fãs de Harry Potter. Olhando nossa caixinha de “tempo”, “restrições” e “finalidade”, constatamos que há um certo padrão nos livros das Resenhas. Por exemplo, a maioria das obras não é indicada para quem “tem dificuldades com pontos de vista alternativos”, 15 das 29.

Já 12 dos livros foram classificados com a finalidade de “pensar”, enquanto o tempo necessário para a leitura mais escolhido foi o de “pouco a pouco em intervalos durante a semana”, 17 vezes. Ou seja, a tendência das nossas Resenhas são livros ousados para sua época, que têm um razoável número de páginas e um tom mais sério.

Outros fenômenos literários também tiveram seu espaço aqui, como a análise de “Crepúsculo” (nosso recorde total de comentários), de “Crônicas de Nárnia” e “Sussurro”. Na categoria best-sellers, Dan Brown e Meg Cabot não poderiam ficar de fora.

Isso não significa que autores mais antigos tenham sido esquecidos. George Orwell foi quem abriu a seção, com seu provocante “1984”. O feminismo de Simone de Beauvoir, o clássico “O Pequeno Príncipe” e o romantismo de Jane Austen também foram lembrados. Sem deixar de lado, claro, “O Hobbit”.

Não muito popular na nossa seção, infelizmente, a literatura brasileira está representada apenas por seis livros nas Resenhas. No entanto, Lygia Fagundes Telles, Érico Veríssimo, Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, Pedro Bandeira e Arnaldo Jabor formam um time de respeito.

Ou seja, se quisermos balancear um pouco mais nossas Resenhas, podemos fazer mais textos sobre autores brasileiros, sem pontos de vista tão alternativos, que façam mais rir, emocionar e ficar na ponta da cadeira do que pensar e possam ser lidos num só fim de semana! Ufa! Porém, o mais importante é saber o que você, leitor do Potterish, deseja.

Sobre o autor

23 Comentários

  1. Diego Squinello

    Olá equipe Potterish, eu ainda não conhecia a sessao de resenhas do site, parabéns por ela, afinal divulgar a literatura sempre é bom!
    Aproveitando, queria sugerir que voces fizessem resenhas dos livros da trilogia “his dark materials” ou na tradução “fronteira do universo” que engloba os livros ” a bussola de ouro” que já tem versão cinematográfica, “a faca sutil” e “a luneta ambar”.
    até mais!

    Responder
  2. taís fernandes

    oi equipe do Ish :)) em 1º lugar, parabéns pela matéria. em 2º, eu queria dizer que eu concordo com o Diego aí em cima, essa trilogia do ‘Fronteiras do universo” é muito boa, acho que valeria uma resenha, assim como o brasileiro(!) “A Batalha do Apocalipse”, do Eduardo Sophr :)

    Responder
  3. Diego Squinello

    aah, mais uma coisa! hehe ;)
    Acho q tbm seria legal aprensentar os livros do brasileiro André Vianco, como “os sete”, “sétimo”, “bento”, “o vampiro-rei” entre outros, ele escreve muito bem acho q todos os livros dele sao de vampiros e o melhor as historias se passam aqui no brasil msm, eh mto bom! :D

    Responder
  4. Arabela

    Olá.
    Gostaria de falar que achei muito legal as indicações.
    “Fronteiras do Universo” é uma trilogia legal, sendo uma ficção “”científica”” bem construída.
    Seria legal que escrevessem sobre (são alguns livros que já li):
    O dia do curinga – Jostein Gaarder
    a incendiária – Stephen King
    a eneida – Virgílio (livro em que descobri de onde veio o nome “Hermione”)
    o vento nos salgueiros – Kenneth Grahame (infantil, mas “relacionável” com o salgueiro lutador)
    a tapeçaria – Henry H. Neff (livro “copiado” de Harry Potter, mas baseado na cultura celta)
    coleção Percy Jackson e os olimpianos- Rick Riordan
    Dom Casmurro – Machado de Assis (sei que muitos o odeiam, mas é um ótimo livro, excelente e enigmático)
    o vendedor de histórias – Jostein Gaarder (em que Harry Potter é citado)
    a garota das laranjas – Jostein Gaarder
    o guia do mochileiro das galáxias – DNA
    a marca de uma lágrima – Pedro Bandeira
    através do espelho – Jostein Gaarder
    Túneis – Roderick Gordon e Brian Williams
    Pollyanna – Porter
    cansei de digitar, mas estes são alguns bem interessantes. Sei que alguns ao menos são conhecidos, mas vale a pena ler.
    =* :D

    Responder
  5. luna

    n tem nd da anne rice? E tem tb a série southern vampire que é mto boa!
    só uma coisa, vcs deviam fazer um indice pelo nome dos livros, n pelo nome das resennas! Quem n pode acompanhar td domingo acaba perdido^^

    Responder
  6. Mari R

    Adoro as resenhas do Potterish, estou sempre procurando dicas sobre novos livros…

    Concordo com a Luna , tb acho Anne Rice e southern vampire boas pedidas. Vampire Academy é outra série ótima sobre vampiros. Têm uma mitologia muito bem construida, personagens maravilhosos e consegue ser original no meio de tantos enlatados “vampirescos”.

    Responder
  7. Rodrigo Rodrigues

    Fronteiras do Universo é uma das melhores histórias fantásticas do nosso tempo. Inova não só nos elementos figurativas, mas também na temática. Um divisor de águas. Indispensável para quem aprecia o gênero.

    ;D

    Responder
  8. Gii_

    eu sou fã de Meg Cabot e li 1408, Cronicas de Narnia e Jane Austen. E eu realmente não leio literatura brasileira, só os livros pro vestiba que eu to lendo SGAYUGUAS

    Responder
  9. Rodrigo Arturo Black

    Minhas dicas de livros são:
    A saga Percy Jackson e os Olimpianos,
    As crônicas de Spiderwick,
    Ethernyt,
    a saga Crepúsculo e por último
    As crônicas de Nárnia.

    Potterish cada vez MAIOR!

    Responder
  10. nattie

    Acho super digna uma resenha da trilogia Dragões de Éter. É do Raphael Draccon, mesmo com o nome bizarro ele é brasileiro e inclusive é colunista naquele site Cultura Pop. Ele é um cara fantástico e os livros são MUITO bons, aqueles livros que você lê e não consegue aceitar que foi um ser humano qualquer que escreveu <3 É realmente uma trilogia FANTASTICA <3 Além de ser brasileira, algo que eu acho super válido, como a galere ai sujeriu o André Vianco e o Eduardo Sophr. A gente coloca na cabeça que os unicos livros bons são os estrangeiros e passamos batidos livros exelentes como esses.

    Responder
  11. @guuhee

    Sugiro alguns livros que li e achei interessantes:
    +Marley e Eu (John Gragan) – Um dos melhores de todos os tempos, narra a história do autor ao lado de seu fiel e bagunceiro labrador. A história mexeu tanto comigo ao ponto de me fazer chorar por 6 capítulos seguidos.
    +A menina que roubava livros (Markus Zusak) – História emocionante, sendo narrada pela morte, o livro conta a história de Liesel Meminger, uma garota que se encontrou com a narradora três vezes entre os anos de 1939 e 1943,e através de um livro,escrito pela menina sobre a sua vida, encontrado pela morte em meio aos horrores da guerra,a morte ficou fascinada com tudo que a menina viu e como sobreviveu, então assim resolveu contar a sua história.
    +Dom Casmurro (Machado de Assis) – Livro completamente apaixonante.
    Entre vários outros que não consigo lembrar agora.
    P.S.: Os livros de Dan Brown são excelentes.

    Responder
  12. @marinnagabriela

    Em primeiro lugar, parabéns por isso, é uma ideia maravilhosa *-*
    Eu gostei da maioria dos livros indicados, são bem interessantes.
    Eu estou lendo a saga Percy Jackson, falta o ultimo livro, e comecei a ler A Pirâmide Vermelha – Rick Riordan, que é o primeiro livro da saga Crônicas dos Kane. É bem interessante também.
    Vi que tinha um comentário que citava a saga Southern Vampires. É bom, mas tem algumas partes picantes, e eu acho o seriado “True Blood”, que é baseado na saga, melhor que os livros.
    A série A Mediadora também, é uma das minhas favoritas. Trata de um tema incomum e tem uma protagonista diferente da maioria das protagonistas de hoje em dia. E também tem a saga de Rick Riordan “Herois do Olimpo”, que é como uma continuação da saga Percy Jackson e os Olimpianos, de como o acampamento Meio-Sangue ficou depois de tudo que aconteceu em “O último olimpiano”.

    Espero ter dado boas dicas a quem gosta de ler, e quem não ficou com vontade de ler os livros indicados pelo site :)

    Responder
  13. Thiago Potter

    Em primeiro lugar, parabéns pela matéria, e, seguindo os comentários acima, gostaria de deixar minhas sugestões…
    A trilogia “Mundo de Tinta” (Coração; Sangue e Morte de Tinta) de Cornelia Funke, é muito boa…
    A coleção Vampire Diaries até que é legalzinha, mas o enredo é um pouco pobre…
    As Crônicas de Narnia são espetaculares, exceto os dois últimos volumes, “A Cadeira de Prata” e “A Última Batalha”, que são confusos e entediantes.
    Os livros de Rick Riordan também valeriam uma boa resenha. A coleção Percy Jackson é muito bem escrita e a contemporaniedade dos deuses gregos é algo muito divertido de se ler. A ”continuação”, “Os Heróis do Olimpo”, também é eletrizante e emocionante, apresentando uma nova face do mundo Olimpiano antes não conhecida… A coleção das “Crônicas de Kane” também é boa, só que não atinge o patamar das duas outras séries…
    Bom, aqui ficam minhas sugestões…
    PS: Quando sai a gadget de contagem regressiva para RDM parte 2???

    Responder
  14. Bianca

    Olha eu gostei muito do site estão de parabens!
    Mas eu queria indicar uma saga de livros que eu gosot muito quase quanto harry potter que eh percy jackson e os olimpianos eh uma serie de 5 livros do ator Rick Riordan vale a pena ler!

    Responder
  15. Gabi regis

    Oi gente! Eu só queria lembrar q os clássicos tb Sao ótimas leituras, n serverm apenas pra vestibular =D Helena e moreninha sao otimooos! A coleção plantageneta de jean plaidy tb figura na minha lista de favoritos e a minha atual leitura (tirando ferias dos livros jurídicos) e o leite derramado de chico Buarque, super rápido de ler. Bom natal pra vcs e o rifada equipe do potterish!

    Responder
  16. marcos

    A Editora Lua de Papel lançou a Coleção “Clássicos fantásticos” e, a obra de José de Alencar fora reescrita para nos trazer um novo propósito. O nome, por exemplo, é “Senhora, A bruxa”. A trama de uma sociedade passada agora mistura o sobrenatural, com elementos de magia. Para se vingar de seu amor, Aurélia, busca a ajuda das irmãs Blair, feiticeiras celtas que há mais de cem anos são uma pedra no sapato dos casais apaixonados. Saboreiem e depois me contem!

    Responder
  17. Ruan Wendell

    :D Achei demais essas resenhas eu não sabia que o Potterish era tão bom assim .Minha dica de livro é -Um gato entre livros ,Dewey . BOA SORTE PARA VOCÊS

    Responder
  18. Latoya Bridges

    Fronteiras do Universo é uma das melhores histórias fantásticas do nosso tempo. Inova não só nos elementos figurativas, mas também na temática. Um divisor de águas. Indispensável para quem aprecia o gênero. ;D

    Responder
  19. João Victor

    Adorei as dicas do potterish e dos leitores eu recomendo o livro “Minha Querida Assombração” para aqueles que gostam de suspense e de desvendar misterio.Depois de ler os comentarios tambem quero ler As Cronicas de Narnia, Percy Jackson e os Olimpianos, Marley e Eu e Dom Casmurro.
    Acho que não leio os livros sobre vampiros porque generalizo muito e acho que todos são como Crepúsculo( que eu não gosto muito), Mas quero começar a ler pra saber se são bons ou ruins.

    Responder
  20. Julieta

    ooo maravilhosa a resenha , bom eu nao sou de indicar muito livros pois os livros que leio sao meios … como dizer … chatos …

    mais das mensagens gostei de alguns livros e vou procurar le-los

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *