[Matérias] A Literatura Brasileira na novela das nove
“Amor à Vida” é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 21 horas pela Rede Globo, desde 20 de maio de 2013. Escrita por Walcyr Carrasco, autor de vários best-sellers, como o seu último “Juntos para Sempre”, a novela ainda conta com direção geral de Mauro Mendonça Filho e núcleo de Wolf Maya, além de Antonio Fagundes, Susana Vieira, Paolla Oliveira, Mateus Solano, entre outros, no elenco principal.
“Amor à Vida” que recebeu e ainda recebe duras críticas negativas, nos surpreendeu de uma maneira muito boa recentemente com a aparição de diversas obras da Literatura Brasileira em diversas cenas.
“— Quero mostrar que o livro é algo que todo mundo usa normalmente, que faz parte do cotidiano das pessoas, não só na vida escolar. São autores em quem eu boto fé… Estabeleço na minha cabeça que tipo de livro aquele personagem leria, qual gênero estaria mais de acordo e, assim, vou da alta literatura à autoajuda”. — afirma Walcyr em entrevista ao portal da Globo.
Jonathan, vivenciado por Thalles Cabral, lê “O Alquimista”, do lendário Paulo Coelho. – Veja em vídeo nesse link.
Em agradecimento:
Obrigado @WalcyrCarrasco pelo apoio! pic.twitter.com/VgWhTrbMWG
— Paulo Coelho (@paulocoelho) 9 novembro 2013
Natasha (Sophia Abrahão), lê “Os Sete”, de André Vianco. – Veja em vídeo nesse link.
Vianco, por sua vez, prestou seu agradecimento no Twitter:
Que coisa mais linda ver o meu filhote “Os sete” homenageado na novela “Amor a vida”. Obrigado “Walcyr Carrasco”, muito gentil da sua parte. — André Vianco (@andrevianco) 22 novembro 2013
No dia 19 de Novembro, Raphael Draccon foi surpreendido quando Sophia Abrahão citou ele e seu livro, “Fios de Prata”, em uma conversa com Leila e Thales. – Veja em vídeo nesse link.
Draccon além de postar seus agradecimentos a Walcyr Carrasco, tweetou:
Meu celular e Twitter de repente DISPARARAM com mensagens sobre uma citação a “Fios de Prata” na novela das oito! — Raphael Draccon (@raphaeldraccon) 19 novembro 2013
Aliás, minha mãe me ligou pra contar que quase morreu do coração, tadinha, rs! Ela estava assistindo tranquilamente e de repente…. WTF! — Raphael Draccon (@raphaeldraccon) 19 novembro 2013
Na noite de 18 de Dezembro foi a vez de Carolina Munhóz ter “O Inverno das Fadas”, já resenhado aqui no Clube do Livro – Potterish, citado pela Sophia Abrahão. – Veja em vídeo nesse link.
A nossa querida fada, em agradecimento:
Muito feliz! A fofa da @sophiaabrahao falou sobre meu livro O Inverno das Fadas em Amor à Vida. Obrigada, @WalcyrCarrasco! Emocionante!
— Carolina Munhóz (@carolinamunhoz) 19 dezembro 2013
Várias outras obras já apareceram na novela das 21 horas. De diferentes editoras, mas com uma coisa em comum: são todos autores que escrevem em língua portuguesa. Confira alguns deles na imagem a seguir.
O que vocês acham sobre isso? Nós, do Clube do Livro – Potterish só temos a agradecer o apoio que está sendo dado a literatura! A propósito, vocês já conhecem a nossa “Sessão Reservada”? É um projeto interno de entrevista a autores nacionais, que já está na sua terceira edição, onde Eduardo Spohr é o entrevistado.
Deixem nos comentários os autores e os livros que vocês gostariam de ver na novela!
Referências: Entrevista de Walcy Carrasco
Fiquei bem contente com a aparição de livros na novela; uma forma de incentivar e mostrar que ler é uma coisa “normal”. Na minha casa eu sou a única leitora, me veem como “diferente”; ver outras pessoas lendo na novela talvez estimule as pessoas a lerem mais e a falarem mais sobre livros.
Todo incentivo é válido.
Não gostei nem um pouco do merchan, pelo que pareceu, desesperado, desses livros em Amor a Vida. Dizer que foi uma obra do acaso Walcyr Carrasco decidir fazer essa propaganda dos livros é muita ingenuidade, e acredito que a forma que foi feita – parecendo um produto que patrocina a novela, como vários outros produtos que são introduzidos não só em novelas mas também em filmes nacionais, de forma plástica e sem ter nada a ver com a cena – foi bem ruim.
Não acho que quem assistiu às cenas tenha pensado em qualquer coisa diferente de “Olha, jabá!”, e pra mim, ficou feio tanto para os autores dos livros, quanto pro autor da novela, e mostra pro publico uma certa panelinha de autores que ultimamente tem sido mais polêmica que #mamilos pra conseguir se manter em alta na mídia.
Bom, a pesar de eu não acreditar ter sido marketing, pois as editoras dos livros são totalmente diferentes, em sua grande maioria, de qualquer forma a Literatura foi divulgada e assim, talvez, influencie outras pessoas a ler, o que é algo tão bom.
Renato, na verdade quem parece desesperado por aqui é você, no caso por atenção. Feio para os autores??? Oi?? Feio é pra você escrever isso por aqui! Se bem que o comentário final acusando esse mimimi batido de “panelinha” pra lá e pra cá é típico do “odeio o sucesso alheio, blablabla”. Walcyr está é de parabéns e tomara que outros sigam exemplo e a literatura entre na Globo e em todo lugar. Quanto mais se promover a literatura no Brasil, melhor!
Estou tentando encontrar o livro divulgado ontem, livro escrito por um autista, parece-me que é em quadrinhos, não consegui identificar o nome… help-me
Cara Susete, eu vi ontem esse livro. Se chama “Fairy Rainbow” (em tradução livre, Fada do arco-íris), escrito pela Rafaela Poggi Zylberstajn. Li na internet que o livro recebeu o apoio de Ziraldo inclusive!
Vcs sabem o nome do livro que apareceu na novela sobre reencarnação? O livro que a natasha estava lendo?
Legal da parte deles tomar essa iniciativa, principalmente porque eu, adoro livros de literatura o ultimo que eu tive a oportunidade de ler foi o livro “reverso” na minha opinião ele veio para fazer, e marcar a história, pois coloca em cheque, os principais dogmas religiosos, nossas principais crenças são postas em dilemas cruciais, enfim se trata de um livro arrebatador, esse é o link do livro. Abraços..
http://www.buqui.com.br/ebook/reverso...