Para ler: Meu Pé de Laranja Lima
A nossa resenhista Mariana Arantes indica hoje um dos livros mais conhecidos da literatura brasileira, Meu Pé de Laranja Lima. Não deixe de comentar!
Eu li esse livro aos 11 anos de idade, achei ele um dia em uma livraria, gostei do título e comprei. Estava ainda me inicializando no mundo literário e não tinha idéia de que leria um clássico nem do seu conteúdo. E isso só fez com que ele mexesse ainda mais comigo.
Zezé é o penúltimo irmão de uma família grande, têm três irmãs mais velhas, Jandira, Glória e Lalá, um irmão mais velho, Totoca, e um irmão menor, Luís, além do pai, que está desempregado e passa a maior parte do tempo no bar, e a mãe que passa os dias a trabalhar na fábrica da cidade.
Eles moram no interior do Nordeste e o livro começa quando eles precisam se mudar. E na nova casa, cada irmão escolhe uma árvore para ser sua, e sobra para Zezé, o pequeno e frágil pezinho de laranja-lima.
Primeiro, ele fica chateado por não ter conseguido a laranjeira ou a mangueira, mas depois com a sua grande imaginação ele transforma sua árvore em seu melhor amigo.
E a sua imaginação vira o seu refúgio, onde ele se protege da pobreza e miséria extrema, de um pai violento (durante o livro, ele leva diversas surras e são cenas bem fortes), dos maus tratos dor irmãos e de uma realidade que não condiz com a sua pouca idade.
Zezé também fica amigo do Seu Manuel, o Portuga, que acaba tomando o lugar de pai em sua vida e lhe ensinando muita coisa. A Glória, sua irmã, também é quem lhe enche de carinho e quem olha pelo menino dentro de casa. E Zezé por sua vez, faz o possível para que o caçula Luís possa ser criança por mais tempo.
Mesmo sendo um livro triste com algumas partes mais pesadas, é comovente ver o mundo pelos olhos do Zezé, vê-lo transformar tudo a sua volta com a sua enorme imaginação e você se sente mal por ver a infância dele indo embora cedo mais.
O livro é realmente uma obra prima e não é atoa que é um clássico e vale a pena conhecê-lo. E é uma obra autobiográfica, o autor escreveu o livro em um único dia, porque disse que já tinha a história toda com ele.
eu tenho esse livro nunca li mas quero saber quem escreveu?e se e legal?vc ja leu?.
Ana claudia da silva
algem ja leu?
Eu li o meu pé de laranja lima, com quinze anos, adorei um bom livro.
eu já li e muito divertido compra para ler!!!!!!!!!!!!!!!!!
Já. Lí na minha adolescência, infinitas vezes, agora vou dar a minha filha de presente. Muiiito bom!!! Assistimos o filme.
Quem escreveu foi José Mauro Vasconcelos, é um bom livro
lá na minha escola a minha professora está lendo para geente, e estou gostando muito já estamos nos final do livro !
Que legal!!!
Bom livro, li quando tinha quinze anos,gostei muito.
Gostei muito deste livro
muito legal la na minha escola minha professora de português esta lendo este livro pra nos já nos divertimos muito com ele e agora já esta sendo destribuido para os alunos que quiserem pegar para ler vou ser uma das primeiras a pegar o livro kkkkkkkkkkk……….
eu estou lento meu pe de laranha lima e muito legal fala de um menino chamado Zezé que ele e pobre e ele imagina as coisas que ele não pode ter
eu nunca li mais vou ver se tem na minha escola la na blibioteca e se tiver logico que vou pega para ler deve ser muito legal ler esse livro que concorda manda a resposta bjos galera.
gostei do ivro minha professora de portugues mandou turma lê, eu nao queria porque eu gosto de ivros com suspense tipo Cidade de Papel, Saga Crepusculo ETC, este livro eu li obrigatoriamente e impresionantemente eu gostei!
eu pensei q era p ler paraa leeerr!!!!!
esse livro é legal no começo
Eu nunca li esse livro ,más eu presciso dele para fazer um trabalho na escola,dizem que ele e muito legal
EU ESTOU LENDO ELE……. E ME INTERESSEI MT!