Nota do resenhista Este conjunto de narrativas complementa os acontecimentos da Terra-média, desde os Dias Antigos até o fim da Guerra do Anel. Por que Gandalf escolheu Bilbo como integrante da companhia de Thorin Escudo de Carvalho? Como funcionava a organização militar de Rohan? Qual é o verdadeiro final da história de Húrin e seus filhos amaldiçoados? Leia que você encontrará as respostas.


   Tempo: Para ler com calma.


   Finalidade:  Para ficar na ponta da cadeira.


   Restrição:  Não gosta de perder tempo com longas descrições.


   Princípios ativos:  Fantasia, Terra-média, Contos, Silmarillion, Senhor dos Anéis.



Contos inacabados, de  J.R.R. Tolkien

Contos Inacabados é uma coletânea de histórias esboçadas por Tolkien e publicadas postumamente por seu filho Christopher. Essa obra complementa, corrige, explica alguns acontecimentos relatados n’ O Silmarillion, n’ O Senhor dos Anéis e n’ O Hobbit. Neste livro, é contada a jornada de Tuor até sua chegada em Gondolin, o conto dos filhos de Húrin de forma mais completa, é feita uma descrição da ilha de Númenor e a história de um de seus principais reis, Aldarion. Também conta a história de Galadriel e Celeborn, a amizade entre Gondor e Rohan e outros relatos sobre o Um Anel. Também conhecemos a história dos Istari, sobre os druédain e os palantíri, além de uma lista da linhagem de reis de Númenor desde Elros. Tudo isso com notas explicativas e observações de Christopher.

Um dos melhores livros de Tolkien justamente por causa das notas explicativas de seu filho Christopher, porque esclarece várias questões apresentadas principalmente n’ O Silmarillion. Os episódios referentes a ilha de Númenor sempre me chamaram atenção, e amei a história de Aldarion e Erendis. O livro não apresenta uma história única, são várias histórias independentes. O livro é um ótimo complemento ao cânone tolkeniano, mesmo apresentando o que chamo de pouca coerência. Aconselho a quem quiser lê-lo: não o faça, a menos que já tenha algum conhecimento sobre Tolkien.

Resenhado por Natallie Alcantara

*Título original: Unfinished tales of Númenor and Middle-earth.
592 páginas, Editora Martins Fontes, publicado em 2002.